Introdução ao Dragon Dreaming

Roda_DD_Fig_1_c0veyw.png

Um sistema de metodologias poderoso para a criação colaborativa de projectos sustentáveis, permitindo o crescimento pessoal, clareza na comunicação, definição de papéis e o compromisso de todos, capturando assim, a inteligência colectiva para resultados com impacto. A melhor explicação é vivenciar na prática o Dragon Dreaming.

O Dragon Dreaming combina a teoria de sistemas, o conhecimento ancestral, exercícios de mindfulness e ferramentas de desenho participado de projectos. Um método para encontrar soluções para desafios complexos.

O Dragon Dreaming leva-nos para fora da nossa zona de conforto para acedermos ao ponto da nossa maior criatividade adoptando-se, ao mesmo tempo, uma cultura de ganha-ganha-ganha e uma comunicação autêntica.

No curso introdutório Dragon Dreaming trabalhamos com um processo de 4 fases: Sonhar, Planear, Fazer e Celebrar; 12 etapas diferentes e mais de 60 ferramentas.

Na conclusão deste workshop os participantes terão:

1. Aprendido as etapas e fases de um projeto bem sucedido e sido capazes de aplicar a metodologia no seu próprio projecto
2. Experimentado um Círculo de sonhos Dragon Dreaming e sido capazes de usar esta ferramenta para criar seu próprio projecto
3. Observado como se constrói uma ponte entre o círculo dos sonhos e o Karabirrdt, através de uma gama de técnicas, incluindo a criação conjunta de objetivos e da meta do projecto.
4. Desenhado um Karabirrdt para um projecto e adquirido noções sobre como usar esta ferramenta para criar a sua própria estratégia de desenho de projectos colaborativos
5. Criado um sistema de apoio ao projecto para acompanhar e ajudar os membros da equipa no desenvolvimento do projecto

Total formação: 20 horas equivalente a 2 dias e meio

Data: 9, 10 e 11 de Fevereiro

Formador: Virgilio Varela

Quem sou?
Antes de mais, sou pai de uma criança que me inspira e me lembra a minha criança interior que se manifesta através da criatividade e da serendipidade.
Sou um consultor e formador certificado com uma vasta experiência de trabalho em diversas metodologias e sistemas de capacitação de grupos e organizações.São exemplo metodologias como Dragon Dreaming – desenho e gestão de projectos colaborativos e sustentáveis, Participatory Rural Appraisal, Asset Based Community Development, Jogo Oásis-Instituto Elos, Open Space Technology, Design Thinking.
Nos últimos 20 anos tenho desenvolvido a minha experiência no desenho de projectos e no trabalho com jovens, adultos e grupos em países como Portugal, Brasil, Alemanha, Espanha, Reino Unido,Polónia, Latvia e Moçambique. O meu conhecimento prático como gestor em grandes empresas(Fundação EDP),no sector público(IPDJ, Camden Council of London) e o trabalho com organizações da economia social(TESE) permitiu-me ter um entendimento sólido do potencial da colaboração em contextos sociais,público e empresariais.
Faço mentoria e dou formação em Empreendedorismo Social nos cursos powered by INSEAD no Instituto de Empreendedorismo Social-Social Business School. Concluí um mestrado em Educação pelo King’s College-University of London em Inglaterra. Sou orador em vários eventos e conferências em tópicos como Inovação Social, Inovação Comunitária, Empreendedorismo Social,Angariação de fundos,Educação pela Arte e voluntariado.
Sou também autor e apresentador da rubrica de televisão Inovadores Sociais na RTP África onde entrevisto inovadores sociais de todo o mundo.
Recentemente fundei com o Possibilities Institute com John Croft (co-criador da metodologia Dragon Dreaming, Lizandra Barbuto e Marco Steiger com o objectivo de co-criar novas formas de aprendizagem que contribuam para o aumento da resiliência humana nesta período de transição.

http://virgiliovarela.strikingly.com/#home

Mais informações aqui

error: Conteúdo protegido !!