A herdade do Freixo do Meio é um projecto iniciado em 1990, numa herdade alentejana, próxima de Montemor-o-Novo, consequência da responsabilização por este território por parte de uma nova geração.
A nossa missão assenta na exigência, na transparência, no conhecimento e na inovação. Apostamos na eficiência nos processos e na utilização dos recursos naturais, assim como na redução de resíduos e da pegada ecológica.
Alheio à hegemonia do mercado e à maximização dos resultados imediatos, o nosso projecto procura uma sustentabilidade económica a par da prática efectiva de políticas sociais e ambientais adequadas.
A marca Freixo do Meio diferencia-se por oferecer um conjunto de alimentos produzidos, transformados e distribuídos por uma única instituição. Uma cadeia curta e personalizada mas completa e eficiente, proporciona uma inigualável responsabilização e segurança alimentar.
E o que é o CSA?
O grande objectivo dos modelos de agricultura apoiada pela comunidade (CSA) é o de reconectar pessoas conscientes com as pessoas e os ecossistemas que os nutrem.
Através de um compromisso livre entre consumidores e quem produz, estabelece-se uma comunidade que trata o alimento como um bem comum, partilhando os riscos e benefícios da produção e envolvendo-se nas tomadas de decisão.
O programa Partilhar as Colheitas permite ter acesso semanal aos produtos biológicos mais frescos, produzidos, colhidos e preparados a pensar em cada um dos seus destinatários, pagando o preço justo.
Em conjunto com a sua família, tem ainda a oportunidade de conhecer onde, como e quem produz os seus alimentos e aprender sobre a complexidade e limites dos ecossistemas produtivos.
Neste momento as entregas em Linda-a-Velha são quinzenais (sábados) na sede do agrupamento de escuteiros 626 Linda-a-Velha.