Vizinharte

Vizinh’arte Festival de cultura local 01

Vizinhar’te, Festival de Cultura Local, é uma iniciativa do Centro Comunitário de Linda-a-Velha, financiada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), no âmbito do Programa LVT +Cultura 2024.

Este Festival de Cultura Local tem como objetivo trazer à comunidade local propostas diversificadas por forma a abrir a oferta aos diferentes interesses de cada grupo social.

PROGRAMA

Em parceria com a Associação monte da amOrada – Intervenção Cultural e Artística na Comunidade, um Contributo ao Desenvolvimento Social, iremos apresentar duas performances.

SEIVA, RIO QUE CORRE

Sinopse: Cantando, contando, atravessaremos a água até que a nossa pele seja a margem, o sangue o rio, a boca a foz. Seremos então de corpo cheio, água?
Uma adaptação de vários mitos sobre a origem da vida: Água e ciclo cósmico;
‘A serpente e a canoa’ – Selvagem, ciclo de estudos sobre a vida
‘O som do rugido da onça’, Micheliny Verunschk
‘Pan Ku’, História de criação Taoísta
‘A agitação do oceano’, Samudra Manthana, História Hindu
‘A Mulher, o Leite e a Cobra’, José Gabriel Pereira Bastos e Fernanda Birrento
‘Mitos da Terra Sagrada’, Brian Leigh Molineaux
‘Divindades Femininas’, Shahrukh Husain

Ficha Artística:
Uma criação da Associação monte da amOrada / CECAI – Brotas
Interpretação – Clara Santiago e Isabel Barbosa da Costa

Apresentação:
Data: 4 de Outubro de 2024 às 21h
Local: Teatro Municipal Amélia Rey Colaço
Rua Eduardo Augusto Pedrosa, 16-A, Algés
Acolhimento por: Companhia de Atores

CORREM COM OS LOBOS, PERFORMANCE-RESGATE

Sinopse: 9 Mulheres que nos lembram que ‘Somos memórias de lobos que rasgam a pele’ (M. Atwood).
A recolha de matéria que deu origem a esta Performance-resgate iniciou-se com exercícios vários a partir da história do capuchinho Vermelho de C. Perrault e da obra plástica de António Faria. As respostas dadas aos estímulos lançados encontraram eco na ancestralidade dos contos ‘Os sapatos vermelhos’ e ‘Barba Azul’ reunidos e analisados na obra de Clarissa Pinkola Estés ‘Mulheres que Correm com os Lobos’. Constituíram assim o fio condutor que se emaranhou por entre 9 Mulheres que ousaram aceitar o desafio de o desatar. Cabe agora ao espectador permitir-se ao desafio de ultrapassar a rotina do entender e deixar-se habitar pelas infrequências; ousar tornar sua esta saída para a Floresta
Porque ‘não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente 4 patas’ (C. Pinkola Estés)

Concepção e Direcção:
Isabel Barbosa da Costa e Margarida Pinto Coelho

Apresentação:
Data: 2 de Novembro de 2024
Local: Auditório municipal Lurdes Norberto
Acolhimento por: Grupo de Teatro O Intervalo

Abrindo portas à Malhação, um projeto social e criativo que nos acompanha há mais de 10 anos, desenvolvemos algumas parcerias para acolher workshops de iniciação à arte do crochet.

WORKSHOP DE CROCHET: OS CRAVOS DE ABRIL

Sinopse: Os Cravos de Abril – no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril de 74, vamos elaborar cravos em crochet, resgatando e honrando a Liberdade a nossa ancestralidade.
Aprender com as avós e ensinar aos netos, serão workshops intergeracionais e em igualdade de género.
Dinamizado pelo Projeto MALHAÇÃO do Centro Comunitário de Linda a Velha, este Projeto Malhação surgiu em 2011 no âmbito das Oficinas de Sensibilização, Recapacitação e Empoderamento da Comunidade, no movimento da Iniciativa de Transição de Linda a Velha.
A Malhação organiza regularmente, workshops temáticos e Encontros Intergeracionais semanais e mensais, onde entre lãs e agulhas de tricot e crochet, são promovidas trocas de saberes, partilha de necessidades e amorosidade entre vizinhos.
Este Workshop de crochet: Os Cravos de Abril, chegam na mão dos 50 anos da Liberdade em Portugal

Entidades parceiras e calendarização:

27 de setembro de 2024
Externato Padre António Vieira
Av. Tomás Ribeiro 16, 2795-183 Linda-a-Velha, Portugal
http://www.externatopadreantoniovieira.com/

05 de outubro de 2024
Centro Comunitário de Linda-a-Velha
Rua Bernardo Santareno, Pavilhão Habijamor, 2975-034 Linda-a-Velha

18 de outubro de 2024
AP EB1 Armando Guerreiro

R. Pedro Álvares Cabral, 2795-094 Linda-a-Velha, Portugal
https://www.apebagjijm.com/

09 de novembro de 2024
Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide

R. 5 de Outubro 6, 2790-465 Carnaxide, Portugal
http://www.sffc.pt/

Em parceria com a Marta Lourenço (projeto Raízes na Música), que nos acompanha desde os primeiros tempos de CCLAV, apresenta-se a seguinte proposta.

O PODER DAS PERCUSSÕES EM COMUNIDADE – OFICINAS, WORKSHOP E CONCERTO PARTICIPADO

Sinopse: A música tem ritmo, tal como a Vida em si. Desde tempos ancestrais, as percussões ocupam um lugar soberano na marcação da pulsação, batimento básico e universal, imprescindível e cíclico da Vida.
Tocar Percussão em grupo, sentir e tocar a pulsação e também outros ritmos e combinações de sons, juntar a voz, é criar uma ligação e vibração muito forte entre todos os envolvidos, de união, movimento e vibração internos, mas ao mesmo tempo coletivos e comunitários.
A proposta contempla Oficinas de participação gratuita a toda a população local, de todas as idades, cumprindo o objetivo e missão do CCLAV, dando uso aos instrumentos de percussão disponíveis no CCLAV para toda a comunidade.
Oficinas para explorar individualmente e em grupo um conjunto diversificado de Percussões, tocando de forma orientada, mas também criativos temas representativos da Revolução de 25 de Abril, e conceitos como Liberdade, Expressividade e Força Coletiva.
Nas Oficinas são preparados momentos de performance, que vão integrar um Concerto Participativo de Encerramento, com o grupo convidado OFÍCIO GAITEIRO com forte repertório representativo de tradições orais e musicais portuguesas.

Calendarização da proposta:

01 de outubro de 2024
Oficina de Percussões para Todos – Famílias

05 de outubro de 2024
18h00 – Oficina Criativa de Percussões para Público em Geral
20h30 – Concerto Participativo integrando as performances dos participantes das oficinas com Grupo de Percussões Convidado com forte repertório representativo de tradições orais e musicais portuguesas
22h00 – Momento de encerramento – Celebração Final com Oferta de Sopa e Petiscos para Todos

Dinamização:

Raízes na Música | Marta Lourenço

Entidades parceiras:

AP EB1 Armando Guerreiro
R. Pedro Álvares Cabral, 2795-094 Linda-a-Velha, Portugal
https://www.apebagjijm.com/

Ofício Gaiteiro
Como o próprio nome pretende evocar, esta formação é, em primeiríssimo lugar, uma homenagem à profissão do Gaiteiro.
Arruadas, procissões, círios e romarias religiosas e todo o tipo de feiras e festividades foram durante séculos o palco principal de gaiteiros de todo o mundo.
O carácter naturalmente audível e caloroso deste instrumento permite reunir, agregar e convocar o ser humano à sua presença como se de um fogo sagrado se tratasse.
O grupo Ofício Gaiteiro, recém-formado e essencialmente vocacionado para a animação musical em espaços ao ar livre, conta com uma vastíssima experiência por parte dos seus membros constituintes.
As gaitas-de-foles e a percussão fazem ecoar memórias ancestrais oriundas de um passado festivo ligado às tradições, essencialmente populares e etnográficas, e que se poderia designar como herdeiro de uma linhagem medieval ibérica sobrevivente até aos nossos dias.
É portanto neste âmbito, de reverência a uma forte e longínqua raiz popular, que se insere a atuação do Ofício Gaiteiro.

Dinamizado por Elsa Shams, quem também nos acompanha neste projeto CCLAV desde muito cedo, apresenta-se uma proposta de partilha de conhecimento.

ENCONTROS DO SABER, FESTIVAL DE ARTES, OFÍCIOS E BEM-ESTAR

“Alfacinhas” Encontros do Saber * Artes, Ofícios e Bem-Estar

Dedicado ao saber fazer, aos conhecimentos ancestrais e tradicionais, aos ofícios que em comunidade e em conjunto se fazem, criando laços entre as pessoas, passando histórias, valores, entendimento, bem-estar e união entre todos.

Tocar, dançar, fazer um tear, cultivar, rir e pintar, cozinhar biscoitos em conjunto, recapacitando.

Ancorado na natureza e na simplicidade que somos, projeta-nos para uma futura sociedade mais sustentável, mais humana e feliz.

“Alfacinhas” será a temática, dedicada ao saber cultivar e fazer crescer.

Que cultivar, nesta zona periférica da cidade, atualmente cheia de marquises e varandas?

Faça a sua horta em casa, na marquise, na varanda ou na cozinha, em qualquer floreira que ela crescerá.

Historicamente estamos numa zona de quintas, sendo a quinta dos Aciprestes o legado atual. Aqui houve muita agricultura, cereais, pastoreio, pesca, e, com os tempos, mudou e passou a ser bastante edificada. A proposta é compreender a história, adequa-la à atualidade e integra-la no nosso dia a dia.

Que ferramentas podemos adquirir nos encontros do saber?

Teremos formadores de hortas de varanda, plantas aromáticas, medicinais, botânica, culinária, palestra de história e dos caminhos da água, exposição e mostra, voluntariado na natureza, concurso e ações de sensibilização e voluntariado.

E vamos celebrar, criando a partir destes conhecimentos, com poemas, desenho, encenação, dança, marcha, fados, música tradicional e criações de autor dedicadas aos comedores de alface (al hasse), a nós.

Perpetuamos a sabedoria ancestral do mundo que nos originou e alimenta.

O verde está na moda, ou seja, voltamos a coloca-lo no dia-a-dia como prioridade, e o futuro queremos e precisamos que seja ainda mais verde.

Arte Verde / Elsa Louro-Breia responsável pela proposta, é técnica superior em biologia e bailarina, educadora por vocação, guia, professora, artista, ligada ás artes e á natureza.

O evento é promovido pelo CCLAV- Centro Comunitário de Linda-a-Velha

Realiza-se na sede do CCLAV: Rua Bernardo Santareno, Pavilhão HabijAmor, 2795-034 Linda-a-Velha

Pretendemos juntar um grande número de pessoas com formações diferentes permitindo a aprendizagem para todos, de todas as idades, géneros e intergeracional. De uma forma lúdica, com jogos e propostas desafiantes despertar a curiosidade, ensinar e capacitar. Estimular a criatividade mostrando propostas artísticas e temáticas que permitam a reflexão e a construção de um individuo melhor, pleno e sábio.

Atividades “Alfacinhas”

Workshop: Hortas em Casa, por “Hortas Ecológicas”, Filo e João

Palestra de enquadramento: Drª Natália Nunes (doutorada em Literatura Medieval), tema “Terra de saloios e o legado árabe agrícola”

Concurso: Floreira de Marquise (para todos)

Oficina: Pizza Botânica “Arte Verde”, Elsa Louro-Breia e Anabela Pereira (botânica, ambiente, artes)

Apresentação: JAWHAR, do al Andalus ao Fado (música, dança, poesia)

Encenação: O saloio e o alfacinha, “O chafariz associação”

Workshop de dança: Danças tradicionais do mundo e criação de marcha, Elsa Shams

Ofícios, música: OM instrumentos musicais artesanais

Voluntariado e passeio na natureza: Floresta do Jamor, com o tema “Controlo de espécies invasoras no Jamor”, com a associação “Vamos salvar o Jamor” e a colaboração de projeto “Horta urbana pedagógica de Linda-a-Velha”

Exposição e Mostra: OM instrumentos musicais, Mo Sweetie, etc

Terapias e bem-estar: individual e sujeita a agendamento no próprio dia

Apoio e realização do evento no CCLAV- Centro Comunitário de Linda-a-Velha

Evento inserido no festival VIZINH’ARTE

Dedicado a todas as idades, família e amigos.

Informações e inscrições: aelsabreia@gmail.com

As informações recolhidas são utilizadas apenas para fornecer uma resposta. Também pode entrar em contacto conosco através das redes sociais que responderemos.

Para construir esta proposta, foi necessária uma vasta equipa, a qual passamos a apresentar (por ordem alfabética)

Ana Agapito – Projeto Madura e CCLaV;
Cármen Duarte – Socióloga, dinamizadora sociocultural – Coordenação e dinamização dos “Workshop de Crochet” e Coordenação geral – CCLaV
Cristina Clara – Tesoureira do CCLaV – Coordenação geral e financeira – CCLaV
Cristina Martins – Responsável do CCLaV pela imagem e comunicação, formada em comunicação e imagem – Coordenação geral – CCLaV
Elsa Breia – Técnica superior em biologia e bailarina, educadora ambiental, guia da natureza, professora, ligada às artes e á natureza, tendo colaborado na organização de eventos culturais e em jardins – Coordenação do Encontros do Saber – CCLaV
Fernando Oliveira – Membro dos Órgãos Sociais do CCLaV, licenciado em Ciências Sociais e dinamizador social – Coordenação geral e Coordenação do Encontros do Saber – CCLaV.
Isabel Barbosa da Costa – Diretora artística – Coordenação da atividade “Correm com os lobos” e “Seiva, rio que corre” – Educação de Infância, foco na Relação Arte Educação; Direcção artística Projecto MADURA (Oeiras, Évora, Mora) – Associação monte da amOrada
Manuela Picoito – Dinamizadora do Projeto Malhação, formadora na arte do crochet e tricot – Coordenação e dinamização do “Workshop de Crochet” – CCLaV
Margarida Pinto Coelho – Diretora artística – Coordenação da atividade “Correm com os lobos” e “Seiva, rio que corre” – Formação em Dança / FMH-UTL; Forúm Dança; Orgãos sociais Associação monte da amOrada; Direcção artística Projecto MADURA (Oeiras, Évora, Mora) – Associação monte da amOrada
Marta Lourenço – Licenciada no Ensino de Música, multi-instrumentista e artista multidisciplinar, Colaboradora do CCLAV desde 2012 – Organização e Formação “O Poder das Percussões em Comunidade.
Orlando Murteira – Músico, compositor e construtor de instrumentos musicais artesanais a partir madeira de estruturas das plantas – Coordenação do Encontros do Saber.
Rosa Barbosa – Designer de apoio ao CCLaV,– Coordenação de imagem e comunicação do Vizinh”arte” – CCLaV

error: Conteúdo protegido !!